Desafios da acessibilidade no campus universitário da UFSC: transformando a realidade
Projeto de extensão do grupo coordenado pela Professora Doutora Luciana Neves da Silva Bampi.
Objetivo: Promover ações educativas de inclusão social e física, acessibilidade, visando tornar o Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) mais acessível à comunidade.
Método: Atividades de sensibilização e de educação desenvolvidas com estudantes de graduação.
Os estudantes de graduação da UFSC serão convidados a participar de uma roda de conversa sobre a temática acessibilidade com registro visual (fotografia e filmagem) sobre a acessibilidade no Campus Universitário. Incluindo uma atividade chamada “Um Dia Diferente” em que os participantes serão convidados a estar no lugar de pessoas diferentes ou deficientes em atividades no campus universitário (simulação) e convidados a refletir mediante as atividades do laboratório de sensibilização, as facilidades e as dificuldades encontradas no cotidiano do campus sendo diferente ou deficiente e possíveis intervenções nessa realidade.
Em um momento de conclusão os participantes serão convidados a auxiliar na confecção de material educativo (folder) e de um filme documentário que serão utilizados na sensibilização de outros coletivos e na divulgação do projeto.
Os resultados esperados são contribuir para a mudança cultural, de respeito as diferenças e de inclusão social, hoje empreendida pela UFSC. E produzir material educativo e filme-documentário.