Integrantes do grupo

Profª Drª Soraia Dornelles Schoeller – Líder do Grupo

FotoPossui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984), mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), doutorado em Filosofia da Saúde e Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e pós doutorado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto – ESEP/UP, com a pesquisa: Elementos conceituais para o cuidado de enfermagem em reabilitação como processo emancipatório. Professora do Departamento de Enfermagem da UFSC, atuando na pós graduação e graduação em enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina.

Profª Drª Cristine Moraes Roos – Vice Líder do Grupo

FotoGraduada em Enfermagem (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul), Especialista em Saúde Mental Coletiva (Ministério da Saúde – BRASIL, PPGEdu UFRGS e Universitat Rovira i Virgili – ESPANHA), com Doutorado e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Enfermagem em Saúde Mental Coletiva, com ênfase em Pesquisa-Intervenção, Políticas Públicas, Saúde Mental, Atenção Psicossocial, Redução de Danos e Reabilitação Psicossocial. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.

Profª DrªAdriana Dutra Tholl

Foto

Graduada em Enfermagem pla Universidade do Vale do Itajaí (1997). Mestrado em Enfermagem pelo PEN/UFSC (2002). Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina PEN/UFSC (2015). Professora do Departamento de Enfermagem da UFSC. Vice líder do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre Enfermagem, Quotidiano, Imaginário, Saúde e Família de Santa Catarina – NUPEQUISFAM-SC. Membro do Núcleo de Pesquisa e Atenção em Reabilitação Neuropsicomotora – NEUROREHAB. Enfermeira do Centro Catarinense de Reabilitação/CER II (2012-2017). Enfermeira da Unidade de Internação Pediátrica HU/UFSC (1997-2001). Docente da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (2001-2012). Docente da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina – FESSC (2010-2015). Atuante em Extensão Universitária (2003-2011 / 2017-). Áreas de atuação: Cuidado de Enfermagem às pessoas em Processo de Reabilitação. Enfermagem pediátrica. Cuidado às famílias. Extensão Universitária.

Enfermeira Doutoranda Caroline Porcelis Vargas

Foto

Doutoranda do curso de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, orientada pela Prof. Dr. Soraia Dornelles Schoeller. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Participante também do grupo PRAXIS – Laboratório de Pesquisa sobre Trabalho, Ética, Saúde e Enfermagem, na UFSC. Enfermeira graduada em 2015 pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Profª Drª Luciana Neves da Silva Bampi

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio Grande (1992), mestrado (2000) e doutorado (2007) em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Realizou estágio Pós-doutoral na Universidade Complutense de Madrid (2014-15). É professora adjunta do Departamento de Enfermagem e orientadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade de Brasília. Está em exercício provisório no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (2017). É pesquisador com experiência na área de enfermagem, com ênfase bioética, bioética clínica, ética em pesquisa, qualidade de vida, deficiência e reabilitação.

Profª Drª Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva Martins

Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva Martins. Concluiu Ciências de Enfermagem pela Universidade do Porto em 2004. É Professor Coordenador na Escola Superior de Enfermagem do Porto. Publicou 105 artigos em revistas especializadas e 122 trabalhos em actas de eventos, possui 25 capítulos de livros e 3 livros publicados. Possui 3 produtos registados, 2 processos e outros 170 itens de produção técnica. Participou em 6 eventos no estrangeiro e 23 em Portugal. Orientou 12 teses de doutoramento e co-orientou 7, orientou 57 dissertações de mestrado e co-orientou 1 nas áreas de Outras Ciências Médicas, Outras Ciências Sociais e Economia e Gestão. Recebeu 6 prémios e/ou homenagens. Entre 2011 e 2014 participou em 2 projectos de investigação, sendo que coordenou 1 destes. Actualmente coordena 2 projectos de investigação. Actua nas áreas de Ciências Médicas com ênfase em Outras Ciências Médicas, Ciências Sociais com ênfase em Outras Ciências Sociais e Ciências Sociais com ênfase em Economia e Gestão. Nas suas actividades profissionais interagiu com 474 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: enfermagem, Família, idosos, Gestão, Reabilitação, IRC, Intervenção, qualidade, Avaliação e AVC.

Enfermeira Mestranda Milena Zuchetto Soares

Foto

Enfermeira pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFSC e Especialista em Neurologia Clínica e Intensiva pelo Programa de Pós-graduação do Hospital Israelita Albert Einstein (São Paulo – 2018).

Graduanda de Enfermagem Miriam Cristina Gualdezi

Foto

Atualmente é discente no curso de Enfermagem da UFSC e desenvolve trabalho como voluntária em GAPA -SC, com a temática HIV/Aids, IST/DST, onde realiza testes rápidos para HIV, sífilis e Hepatites B e C. Tem como primeira formação o curso de Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Paraná, campus FAFIPAR, em Paranaguá, sendo também Técnico em Enfermagem pelo SENAC. Também é pós-graduada, a nível de mestrado, em Aquicultura na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) onde foi bolsista pela CAPES.

Graduanda de Enfermagem Karináti Rocha da Silva

Graduanda de Enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista na Unidade de Gestão de Enfermagem em Ambulatório do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (2017-2019). Bolsista do Projeto de Extensão: Desafios da Acessibilidade no Campus Universitário da UFSC: transformando a realidade (2019).

 Prof. Dr. Wiliam César Alves Machado

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UFRJ (1977), mestrado em Enfermagem de Saúde Pública pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UFRJ (1988) e doutorado em Ciências da Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1996). Professor e orientador acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – Mestrado – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Professor e orientador acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências – PPGENFBIO – Doutorado – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Professor e orientador acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar – Mestrado Profissional (PPGSTEH) do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professor da Faculdade Vértix – UNIVÉRTIX – Campus Três Rios. Têm experiência na área docente e assistencial de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: cuidados de enfermagem, reabilitação, enfermagem fundamental, pessoas com deficiência e situações de quase morte. Em janeiro de 2009, nomeado Secretário Municipal do Idoso e da Pessoa com Deficiência de Três Rios, Rio de Janeiro, Brasil. Consultor Internacional de Saúde, Reabilitação e Inclusão Social de Idosos e Pessoas com Deficiência. Autor de Reabilitação: Nômades em busca de sentido para o cuidado de pessoas com deficiência adquirida.